Como proteger seu e-mail
19 de outubro de 2021Você sabe o que é a Virtualização de Servidores?
3 de novembro de 2021Você já ouviu falar em gestão de ativos de TI? Esse parece ser um termo complicado, mas não é. É mais simples do que você pensa! E nós vamos te ajudar a entende-lo.
Para começar é importante entender que ativos de TI são os equipamentos de um ambiente de TI. Logo, a Gestão de Ativos nada mais é que a gestão de equipamentos.
Desse modo, ela abrange a capacidade de agir com proatividade em meio a incidentes e ser capaz de lidar com vulnerabilidades.
Um dos grandes componentes da gestão, é o inventário, com ele todos os equipamentos são organizados. Assim, tendo acesso ao tempo de uso de cada um e para quais finalidades é usado, seu tempo de vida útil, e também conhecimento de contratos e licenças.
Existem no momento três tipos de gerenciamento de ativos, o HAM que incorpora os hardwares, o SAM que incorpora os softwares e o ITAM que integra ambos.
Afinal, qual a importância da Gestão de Ativos? O gerenciamento dos ativos está muito ligado a segurança da máquinas, pois além de controlar sua tempo de vida útil, controlam também a atualização dos equipamentos e a necessidade de manutenção.
Além disso, a organização é outro ponto importante, pois a empresa pode contar com relatórios detalhados sobre seus ativos, e também fornece à empresa um meio de agir com proatividade. Desse modo a empresa não agirá somente quando há um problema, podendo preveni-lo.
Com certeza o gerenciamento de ativos é muito importante, e nós acreditamos que a sua empresa precisa do melhor cuidado possível com suas máquinas para que pequenos problemas não tornem-se grandes. Queremos agir junto com você de forma proativa. Saiba mais sobre como nós podemos te ajudar, oferecemos serviços de TI que buscam otimizar toda a sua empresa, de maneira eficiente, ágil e segura.
Fonte: Agasus, GD Solutions.