Machine Learning e Deep Learning
10 de março de 2023A utilização de Inteligência Artificial tem se tornado cada dia mais eficaz e acessível, um exemplo é o ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI.
Desenvolvido com o objetivo de promover uma interação com os usuários, ele funciona como um assistente virtual, sendo capaz de compreender as perguntas realizadas pelo usuário e responder com coerência de acordo com o contexto estabelecido previamente.
ChatGPT é a abreviação de “Chat Generative Pre-trained Transformer”.
Transformer é o tipo de modelo de deep learning que o ChatGPT foi construído, esse tipo de modelo é utilizado para aprimorar o processamento de linguagem natural e foi introduzido por Vaswani et al. em 2017.
O termo “generative” significa que o modelo é capaz de gerar um novo texto a partir do que foi aprendido, e “pre-trained” significa que o modelo foi treinado com grandes quantidades de texto antes de ser disponibilizado para uso.
Assim, o ChatGPT é um modelo de processamento de linguagem natural que foi pré-treinado para responder a perguntas e gerar texto, usando técnicas de deep learning.
O modelo foi treinado com enormes quantidades de texto disponíveis na Internet, o que significa que já possui uma vasta base de conhecimento e habilidades de processamento de linguagem natural quando é acessado pela primeira vez.
Contudo, o ChatGPT ainda possuí muitos problemas como:
- Bias de treinamento: O ChatGPT foi treinado com dados de texto existentes na internet, o que pode gerar preconceitos e tendências incorporadas em seus resultados.
- Limitado por seu conhecimento treinado: O ChatGPT foi treinado com um corte de conhecimento em 2021, o que significa que não tem conhecimento atualizado.
- Dificuldade de compreender o contexto: Mesmo tendo sido treinado para responder a perguntas e compreender o contexto, às vezes pode haver ambiguidade ou falta de informações que dificultam sua compreensão do que é pedido.
- Não credita as informações: Por ser apenas um modelo de linguagem suas respostas são baseadas em textos e informações vistas previamente, mas a ferramenta não dá “crédito” às informações. Logo, não é considerada uma fonte confiável e suas informações devem ser verificadas antes de ser utilizadas.
O ChatGPT sempre dá as mesmas respostas?
Não, por ser um modelo de linguagem baseado em Deep Learning suas respostas são geradas de forma dinâmica, baseadas no contexto e nas informações presentes na pergunta, ou seja, ele pode gerar diferentes respostas para a mesma pergunta dependendo do contexto.
Qual o propósito do ChatGPT?
Ele foi desenvolvido pela OpenAI com o objetivo de aprimorar a interação do humano com o computador, permitindo que as pessoas interajam com ele da mesma forma que fariam com outro ser humano, sendo capaz de usar uma linguagem natural. Dessa forma tornando a tecnologia mais acessível e fácil para todos.
Fontes: OpenAI, Com School.