Virtualização de Servidores


A virtualização é uma necessidade no mundo corporativo, principalmente em uma era em que a busca por modelos mais eficientes de lidar com dados, informações e processos é essencial para manter a competitividade. Trata-se de uma tecnologia que ajuda a empresa a crescer, sendo parte de uma grande tendência; a transformação digital. Por meio de uma gestão estratégica, que as empresas melhoram sua infraestrutura de TI, gerando inovação e agregando valor.

COMO GARANTIR UMA VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES BEM-SUCEDIDA?


Um bom planejamento é fundamental para a execução de qualquer projeto. A LIG-it organiza e desenvolve um escopo de virtualização de servidores que seja parte de um plano mais amplo de TI, em que toda a infraestrutura seja futuramente virtualizada.

RECURSOS DA VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES

Virtualização de Servidores

FACILIDADE PARA FAZER O BACKUP DE DADOS

FACILIDADE PARA FAZER O BACKUP DE DADOS

A virtualização de servidores permite que as empresas executem suas políticas de backup de dados com agilidade e precisão. Como os dados dos dispositivos de armazenamento localizam-se junto ao sistema, a criação de snapshots pode ser feita "on the go". Além disso, o versionamento será feito em um processo único, que demandará um tempo ainda menor. A gestão de backups da LIG-it , com a virtualização, realiza um processo extremamente fácil como o de mover um arquivo entre diretórios. Dessa forma, o impacto causado por problemas na infraestrutura será drasticamente reduzido.

Virtualização de Servidores

MANUTENÇÃO DE INFRAESTRUTURA SIMPLIFICADA

MANUTENÇÃO DE INFRAESTRUTURA SIMPLIFICADA

A Gestão de muitas maquinas físicas em ambientes de TI exigem políticas de manutenção complexas, com a adoção de indicadores de desempenho, o uso de ferramentas de refrigeração e a criação de políticas de controle de acesso. Por meio da virtualização de servidores, esse processo pode ser simplificado, uma vez que todos os dados das máquinas virtuais estarão localizados em uma única máquina — local ou remota. Os contratos de manutenção e otimização de máquinas virtuais da LIG-it incluem todos os processos de criação , desde a administração até os controles de acessos permitindo que a operação seja realizada facilmente.


Virtualização de Servidores

FACILIDADE PARA INSTALAR, MIGRAR E REMOVER

FACILIDADE PARA INSTALAR, MIGRAR E REMOVER

Muitas vezes, a migração de soluções de TI entre ambientes é um processo complexo. Nesse cenário, os gestores de TI precisam lidar com uma série de requisitos, políticas de segurança de dados e prazos que nem sempre são os mais adequados. Para que esse processo ocorra com o menor número de erros possível, grande parte da equipe do setor acaba sendo mobilizada, o que pode prejudicar outras áreas, como o help desk.
O mesmo vale para a instalação e a remoção de equipamentos. Nesses processos, deve-se definir métricas, uma vez que prazos não cumpridos podem prejudicar outras áreas. Diante disso, contar com uma infraestrutura de fácil modificação pode ser a diferença entre uma estratégia de sucesso e outra que gera poucos resultados. Os contratos de Virtualização de ambientes da LIG-it , permitem que esses processos se tornem mais simples e ágeis. Os técnicos precisarão de um período menor para executar suas rotinas e as chances de ocorrerem erros diminuem. Assim, todos os usuários contarão com uma infraestrutura unificada. Da mesma forma, migrar ou remover servidores se torna trivial.

Virtualização de Servidores

ECONOMIA DE ESPAÇO FÍSICO

ECONOMIA DE ESPAÇO FÍSICO

Uma das grandes vantagens de se virtualizar servidores é a otimização do espaço, uma vez que a empresa poderá executar várias instâncias a partir de um único equipamento. Dessa forma o espaço físico ocupado pela infraestrutura de TI diminuirá significativamente. O mesmo vale para negócios que buscam virtualizar servidores na nuvem. Tendo em vista que todos os servidores locais serão removidos, a empresa poderá alocar seus recursos com muito mais flexibilidade e segurança.


Virtualização de Servidores

MAIS PODER DE TESTES

MAIS PODER DE TESTES

Também vale ressaltar que ambientes virtualizados são capazes de elevar o poder de testes de tecnologia. Afinal, fica mais muito simples clonar um conjunto de máquinas virtuais, por exemplo, e colocá-lo em um ambiente separado para fazer testes. Seja de atualizações do sistema operacional ou atualizações e modificações dos sistemas de produção (ERP, CRM etc.). Assim, testar mais possibilidades para inovar e gerar mais valor tecnológico ao negócio passa a ser uma tarefa viável, técnica e economicamente falando.

Virtualização de Servidores

ELEVAÇÃO DE PAPEL DA TI

ELEVAÇÃO DE PAPEL DA TI

A virtualização também dá ao departamento de TI um caráter mais analítico e consultivo. Isso porque o time de tecnologia deixa de atuar apenas como técnico e passa a ter mais tempo para se dedicar à estratégia e à criação de soluções e serviços, como análise de dados, por exemplo. Além disso, a virtualização permite o acesso à relatórios e métricas que facilitam na hora da análise de investimentos e análise de desempenho de equipe.


Virtualização de Servidores

OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS

OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS

Backups, manutenções, disponibilidade . Com o suporte da LIG-it nos contratos de Virtualização de Servidores, a empresa ganha mais poder de automatização dos seus processos (tecnológicos e operacionais). Ou seja, tudo passa a ser gerenciado de uma forma mais centralizada e inteligente, além de estar sempre disponível. E isso faz com que as atividades, tanto da tecnologia quanto da operação, tornem-se melhor executadas.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
  • Com a virtualização, deixa-se o cenário tradicional com diversos servidores internos, cada um hospedando seu próprio sistema operacional.
  • E isso traz benefícios também para a redução de riscos a que os dados corporativos estão sujeitos (roubos, danos, sequestro de servidores , ataques de hackers,  desastres etc...) .
  • Conta-se com a maior facilidade para recuperação de dados em caso de problemas intencionais ou acidentais. Os recursos virtualizados, por exemplo, em nuvem, não estão hospedados internamente e por isso estão protegidos por camadas mais robustas.